200 anos da Revolução Liberal Portuguesa
- C. A. D.
- 24 de ago. de 2020
- 1 min de leitura
Hoje é o aniversário de um dos momentos mais importantes da História de Portugal. No dia 24 de agosto de 1820, eclodiu, no Porto, a Revolução Liberal Portuguesa. Este movimento abriu caminho ao regresso da Corte Portuguesa do Brasil em 1821, ao fim do absolutismo com aprovação da primeira Constituição Portuguesa em 1822, que implementou o regime de monarquia constitucional.
A Revolução Liberal Portuguesa e o constitucionalismo português procurava principalmente pôr fim ao absolutismo monárquico, limitar o poder, estabelecer a separação de poderes, reconhecer e proteger as liberdades individuais e instituir um governo representativo.
Com a Constituição Portuguesa de 1822 (aprovada a 23 de setembro de 1822), o Rei deixou de concentrar em si todos os poderes, ficando o poder legislativo a cargo das Cortes (através de um sistema unicameral), o poder judicial foi concedido aos tribunais e o poder executivo permaneceu nas mãos do Rei.
O Campo de 24 de agosto, localizado no Porto, adquiriu o seu nome a 1 de agosto de 1860 em homenagem à Revolução Liberal de 1820.

Comments