A importância do Direito na sociedade
- C. A. D.
- 29 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
O Homem vive em sociedade, na companhia de outros Homens, com os quais estabelece várias relações. Desta forma, é necessário que o seu comportamento seja regulado por normas, regras e condutas.
O Direito garante e tem o poder de regular a ordem e paz, uma vez que estas são fundamentais para a vida e o bem-estar em sociedade, assim como para a existência desta.
Quando falamos em Direito, a ideia principal é que o Direito empreende uma ordem justa sendo impossível defini-lo sem recorrer à justiça. No entanto, até aos dias de hoje, dificilmente se conseguiu chegar a uma definição concreta do Direito, visto que, é impossível definir e compreender o Direito num só preceito, derivado da sua complexidade. O Direito procura a justiça e a aplicação desta, mas é muito mais que isso, é este que assegura os direitos dos Homens.
O Direito tem o poder de estimular a mente, não só pela sua diversidade mas pela forma como modifica a compreensão e expande o pensamento acerca de determinadas matérias. Incentiva sempre o nosso melhor, de forma a não nos resignarmos ao primeiro impedimento, e a alcançar sempre progressivamente os nossos fins, sem nunca desprezar o que é justo ou injusto.
Mafalda Araújo (mafaldaraujo122@gmail.com)
Na simplicidade de um café.
O Direito está presente em tudo o que fazemos, desde a mera compra de um café a meio da tarde até à compra de uma casa, carro ou barco, tomem-se estes por simples exemplos.
Voltemos, então, ao café, algo tão simples e vulgar, um negócio do quotidiano de qualquer um de nós - quando pedimos um café, não estamos somente a pedir um café a uma pessoa, estamos a requerer um serviço a alguém que o fornece a troco de algo, como um bem pecuniário (dinheiro); estamos a obrigar-nos a pagar pelo serviço que estamos a pedir e, o contratado, a garantir a entrega do bem que pedimos. Ou seja, na compra de um café que bebemos em, digamos, menos de 10 minutos, está presente toda um conjunto de direitos e obrigações que nem sequer nos apercebemos quando pagamos os x cêntimos ou euros pelo tal café.
Com este pequeno exemplo e explicação do meu ponto de vista, espero ter-vos transmitido a ideia da tamanha importância do Direito. O Direito está presente em tudo e em todos, iletrados, não iletrados, estudiosos, não estudiosos, estudantes de Direito e estudantes de qualquer outra ciência. Em suma, todo e qualquer ser humano tem uma noção de Direito, apesar de até nunca ter pensado sobre o assunto. É intrínseco a cada um de nós e, quando nascemos, este nasce connosco. Nasce com uma pessoa para permitir a formação de uma enormíssima e complexa sociedade.
Rúben Ribeiro (rubenpinto27@hotmail.com)
Siga-nos no Instagram!
Comments